Rua. Renato Cabral, 488 – Camacan-BA

Fique por Dentro

Avaliando a suplementação

O que pode influenciar na suplementação

É de fundamental importância que junto com a suplementação, se tenha uma oferta de forragem adequada, mesmo que de mais baixa qualidade. Uma taxa de lotação adequada para a capacidade de suporte correta.

O bovino é seletivo e caso a oferta de forragem e a taxa de lotação não estejam adequadas, ele vai caminhar maiores distâncias atrás de folhas mais atrativas e novas. Com isso seu gasto calórico será maior e consequentemente seu desempenho será menor

A qualidade da forragem disponível também vai influenciar, pois se esse animal está comendo a ponta do capim ou não. Qual a relação caulhe:folha disponível.

Pois o valor nutricional dessa planta a ser colhida vai influenciar nos nutrientes disponíveis consumidos e no ganho de peso por consequência.

A partir da época estacional do ano, do objetivo de ganho de peso e da qualidade da forragem, que vai se determinar a características do suplemento a ser usado.

Topografia do terreno

Em terrenos mais planos o animal tem um gasto calórico menor enquanto em terrenos de topografia acidentada e um grande ângulo de declive, o animal tem grande gastos calóricos para caminhar na área.

Qualidade da Água

(Bebedouro, Açudes, Aguadas)

Ter água limpa disponível aos animais é fundamental

A qualidade da água é extremamente importante e pode influenciar, segundo alguns trabalhos, em até 44% do consumo e 30% no desempenho.

Espaçamento de Cocho

O espaçamento de cocho vai variar de acordo com as características do produto e seu consumo recomendado. Quanto maior o consumo do produto maior será a necessidade de espaçamento de cocho para os animais.

Isso vai evitar que alguns animais de consumo mais depravado e maior dominância não deixem outros animais do mesmo lote chegarem ao mesmo tempo no cocho.

Exemplos de recomendação por categoria de produto:

  • Mineral Linha Branca (20 a 30g/100kg PV) – 5cm linear/cabeça
  • Mineral aditivado (40 a 60g/100kg PV) – 5 a 8cm linear/cabeça
  • Suplementos Proteicos (0,1 a 0,2% PV) – 12 a 15 cm linear/cabeça
  • Suplementos Proteicos Energéticos (0,3 a 0,5% PV) – 30cm linear/cabeça
  • Rações Semi Confinamento (0,8 a 1,2% PV) – 40 a 50cm linear/cabeça

Tamanho dos lotes

O tamanho dos lotes pode vir a influenciar na suplementação. O ideal é que eles não passem de 150 animais para suplementação Proteica e Proteica Energética.

Para Semi Confinamento o ideal é lotes inferiores a 40 a 60 animais.

Avaliação de escore de Fezes

Essa avaliação é muito importante e de fácil identificação.

Ela nos mostra a condição que está o funcionamento do rúmen do animal. Ou seja, como está seu trânsito intestinal e como as bactérias estão degradando essa fibra. O suplemento através da sua matéria prima e do seu balanceamento de nitrogênio pode ter influência nessa avaliação.

Acesso Rápido

Contato

Avenida Renato Cabral, nº 500,
Camacan – Bahia
73 98121-7534
Contato@vistadovale.com.br

© 2023 . Vista do Vale Nutrição Animal. Todos os direitos reservados.